.
Image Map

17 janeiro, 2013

De blogueira pra blogueira: nós e o leitor

Como prometido o primeiro post da tag está entregue!
Olá galera! Como vocês estão?

Para estrear a tag, que estreia hoje, o assunto que discutiremos será: Relacionamento blogueira (quem posta no blog) e leitor. 

Clique em Mais Informações e veja o resto do post.
Quando comentei com vocês num outro post sobre essa tag não tinha nenhum assunto em mente. Aí eu vi um post de uma garota (ou garoto)(não lembro quem era, leio muitos blogs) que citava brevemente o relacionamento entre o "dono do blog" e seus leitores. Achei legal falar sobre isso, pois esse tratamento, esse relacionamento é um dos fatores que mais interferem na hora de eu seguir um blog! Então, vamos ao post?
  • Comentários, emails, formulários de contato, etc.
Não sei vocês, blogueiras, mas eu fico extremamente feliz quando vejo que tem um cometário novo aqui no blog! E sempre procuro retribuir, seguir os blogs dos links dos comentários. Porque se uma pessoa teve o trabalho (tá, não é grande coisa, mas já conta) de vir aqui no blog, comentar, perder o precioso tempo do ser feliz, o mínimo que eu posso fazer é retribuir.
Não vou com a cara de algumas blogueiras que respondem friamente os comentários do leitor. Vamos dar um exemplo:

"Alice, nossa, amei o post! Super legal! Adorei a dica. Faz mais posts assim! O lay do blog ficou muito fofo!
Passa no meu blog, se tiver tempo? link-exemplo-da-blogueira-fofa.blogspot.com
Beijinhos, tenha uma ótima semana
Fulana"

Aí a minha resposta exemplo é mais o menos assim:
"Hm, vou ver se dá pra eu ver o seu blog"

Gente, pfv, né?! Já vi tanta blogueira que responde assim que da até dó dos pobres indivíduos do outro lado da tela que recebem essa resposta. Eu não respondo pelo blog, porque a pessoa não vai ver. Então, visito o blog da pessoa, deixo um comentário, se gostei: sigo, agradeço a visita e etc.
Olha, primeiro conselho do post: sempre, sempre, retribuam os comentários. Mas de um jeito legal, comente sobre o post da outra pessoa. Mostre que essa pessoa recebeu sua atenção, e que a visita dela valeu a pena!

  •  Sem brigas, intrigas ou barraco
 Tá, isso tem pouco, mas é bom evitar. Intrigas com outros blogueiros, além de ser desnecessário, pega super mal. Se você quer ser visto na blogsfera como um blogueiro/a respeitável? Então, não plagie, não ofenda, não vá fazer criticas nada a ver em um post de um blog de alguém super educado. Poxa, o blogueiro nunca falou nada que desrespeitasse a pessoa, e chega o indivíduo xingar o blogueiro! Nada a ver. Evite isso. E por favor, NUNCA PLAGIE, NUNCA, NUNCA. Sério.

  • Um detalhezinho meio fora de contexto
Essa dica deveria estar no post sobre divulgação, mas é só um toque: não vá no blog da pessoa comentar apenas "seguindo, segue de volta?" Ninguém faz isso totalmente satisfeito. A maioria nem segue de volta. Isso é muito chato. Uma forma de divulgação horrível, e às vezes a pessoa nem seguindo está, e ainda pede para seguir de volta?! Por favor, né!

Como vocês sabem, pode mandar suas conclusões e opiniões para mim. Que no final irei publicar as que eu mais gostei! Tudo mais explicado aqui. Enfim, para mandar suas opiniões clique aqui e preencha o formulário com o que se pede :)

Ah, como o post ficou muito grande (mais do que eu queria)(na verdade, ficou gigante), o próximo eu posso fazer em vídeo, é só vocês se manisfestarem e votarem na enquete aqui do lado (a que tem o título: "Devo fazer o próximo post da nova tag em vídeo?" em Sim!.

Um beijão! E espero que tenham gostado do post! Ah, além de me mandar suas opiniões pelo formulário, também comenta, por favor, vai!

25 comentários:

  1. Ameeei o post, Alice! Disse tudo =)
    Tem tag lá no blog pra você responder!

    Beijocas
    http://outonize.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Apenas apaixonada pelo seu blog, tudo aqui é maravilhoso. Já votei ali do lado, mas vou aproveitar pra falar aqui também: não muda o lay não, tá tão fofo! E, sobre o post, acho que a blogosfera precisa de mais pessoas como você. Já passei por isso de ser respondida mal, com descaso, e é muito chato. Procuro sempre responder e retribuir comentários também... as vezes as blogueiras crescem e se esquecem que quem fez elas chegarem até ali são justamente aqueles que, hoje em dia, ela responde mal. Também acho super chato e inconveniente quem só comenta "seguindo segue de volta?". Pra falar a verdade, esses comentários eu ignoro. Dá a impressão que só estão aqui por seguidores, números... tudo bem, é legal quando seu blog cresce e o número de pessoas que te acompanham é maior, mas, muito melhor que números é você ter aquela troca de elogios, saber que uma pessoa curte (nem que seja um pouquinho) e dá valor ao que você faz tentando dar o seu melhor. Enfim, meu comentário tá mais pra postagem, mas é que gostei muito do texto mesmo!
    Beijos Alice, boa quinta-feira!

    ResponderExcluir
  3. Own , amei o blog. O layout é perfeitoooo demais !
    E sobre o post: voce disse tudo, nele. Otimo, otimo
    Você aceita troca de seguidores? Ja estou seguindo, se puder retribuir, ok? Te aguardo...
    Ah, e aceita afiliação? Se me aceitar, me avisa la no meu blog, pode ser?
    Bejo, bejo :3
    (mundinhodeumagarota.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Aiaiai...Alice
    perdão, troquei seu nome com o da Bia, do Florence...
    espero que não se chateie por isso..
    0.o

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, eu acho que essa relação leitor e blogueiro tem que ser sempre muito boa, sabe, não é bom as duas partes brigarem e tals.
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi flor .. Adorei o post viuh !
    A relação entre blogueiro e leitor, é sempre complicado. As vezes somos mal interpretado em alguma coisa que escrevemos, e tem pessoas que não sabem fazer criticas construtivas, tem pessoas que já apelam pro xingamento e essas coisas feias, e isso não é legal!
    Mas é aonde entra o jogo de cintura da blogueira,em saber relevar as coisas, porque estamos lidando com o público, muitas vezes "abrimos nossas vidas", e estamos sujeitos a esse tipo de coisa!
    Felizmente nunca aconteceu isso comigo, sempre recebi muito carinho das minhas leitoras.. E espero que continue assim! :)
    Beijinhos LIndona!
    Blog:
    http://alineperobello.blogspot.com.br/

    Fan Page:
    http://www.facebook.com/pages/Estillo-A/128701730607501

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que a relação com o leitor deve ser muito próxima. As vezes uma pessoa entra no meu blog, e fala que tá seguindo, que gosta do blog e tudo o mais,e eu não curto muito o blog, mas eu mesmo assim, tem de ser sempre educado. É claro que eu não vou seguir mas sempre que a pessoa voltar lá no blog e comentar, eu vou visitar e comentar seu blog também. é a lógica.
    http://anonimajaqueenjoasereu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Falou tudo. Nos blogueiros (e blogueiras) nos sentimos um lixo quando a resposta de comentários são frias e não retribuídas. Mas e bem pior quando se tem plagio '-' Mas, como tem que ser paciente e nada de barraco, o jeito e uma resolução pacifica! Adorei o post Alice, bjs!

    http://elfosecreto.blogspot.com
    ;)

    ResponderExcluir
  10. Amei o post, Alice! Uma das coisas que mais prezo como blogueira é o respeito. A ligação de blogueiro/leitor tem que ser agradável. E não, você não é a única que fica super feliz com um comentário, eu sorrio instantaneamente! hahaha
    Seu blog é uma fofura, visito sempre! ♥

    Beijão,
    http://dinha-vieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Você disse tudo, praticamente. Eu procuro responder alguns (os "seguindo, segue de volta?") no blog mas a grande parte eu vou responder, mesmo que eu demore um pouco. Acho super chato quando você lê o post, gosta do blog, segue, comenta, e a pessoa nem passa no seu. É meio falta de interesse D:
    Eu acho que você devia citar o blog do qual pegou o tema, afinal, se voc pegou o tema ou só teve a inspiração lá, aquele post tem que ter os créditos.

    Att, Line
    putmerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Caroline (Line, Carol, como você gosta?), oi! Haha.

      Eu não lembro quem era, nem sei se era menina viu?! Foi num dia que tava respondendo comentário e acabei fuçando em uns 300 blogs, ahaha. Se eu achar o blog, eu coloco os créditos :)

      Beijos!

      Excluir
  12. Alice, com o tempo que eu tô na blogosfera eu comecei a ver o que realmente importa e que não importa, o que é bobagem e o que deve ser levado a sério. Algumas coisas realmente fazem a diferença.
    Adorei o post, acabei de conhecer seu blog e tô adorando. Tá tudo perfeito aqui, você escreve muito bem e o layout é simplesmente... incrível! *-* Sério, parabéns, você vai longe assim. Tô seguindo s2
    Bjinhoss
    laialisafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei do post, concordo com o que você disse.

    www.teenlist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Alice. Adorei a tag. Realmente é muito importante um blogueiro manter um certo relacionamento com o leitor. Por exemplo, quando alguém comenta no meu blog, não tem a opção de responder, acho chato, mas sempre retribuo a visita, mas mesmo assim fico chateada por não poder responder o comentário. Mas já mudei essa situação, agora o blog está com o sistema Disqus de comentários. Então é só alguém fazer login com facebook/twitter ou criar uma conta no Disqus pra comentar. E o melhor de tudo é que eu posso responder os comentários e depois a pessoa que comentou entra na conta dela e vê que eu respondi hihi Acho UÓ blogueira barraqueira, que chega logo dizendo "oh minha filham, se não gostou do blog, xispa daqui, cê tá mim intendo?? tem mais gente na freguesia". Apesar disso ser super baixo, às vezes encontro por aí e dou altas risadas hahaha Beijo!!!

    Diário de Florence {http://diariodeflorence.blogspot.com.br/}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não tem noção de quanto eu ri com seu comentário, hahhahah.

      " "oh minha filham, se não gostou do blog, xispa daqui, cê tá mim intendo?? tem mais gente na freguesia" " HAHHAHAHAHH TÁ MIM INTENDO?

      Também rio muito quando o pessoal arma o maior barraco por nada.

      xoxo

      Excluir
  15. Acabei de conhecer teu blog, achei super cool. Cara, o pior de tudo são esses comentários, né? "Oi, amei!!! Segue meu blog" e tá na cara que nem leu o post...chego até ficar com raiva, porque nós gastamos nosso tempo pra escrever aquilo, pra nada??? eu nem respondo comentários assim!
    Enfim, também adoooro receber comentários e a opinião da galera hahaha


    Beijo,
    sweetgirldreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Super concordo com você, que blogueira nunca recebeu esses comentários chatos né? É o que mais tem na blogosfera, infelizmente. Você percebe que a pessoa nem leu o post e está comentando mais por divulgação do que por interesse. Enfim, esse é um assunto muito polêmico!! haha

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Concordo com você, já vi tanta blogueira ser fria desse jeito :c agora mudei umas coisas na configurações do blog e posso "responder" por ele mesmo e acho legal "comentar o comentário" mas ainda sim nunca deixo de responder os comentários (um pouco atrasada, mas sempre respondo com muito carinho) e sabe, não gosto nem de seguidores por obrigação, quero um blog que o pessoa goste, não tem graça ter seguidores obrigados :)
    Anne
    meninasantenadas-revista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Muito legal o post Alice! Acho que mais blogueiros deviam ter a mesma visão que você. Eu sempre procuro dar o máximo de opinião possível nos posts, porque eu sei como é legal quando alguém vai no meu blog e expressa a sua, parece que faz valer a pena o tempo que levamos pesquisando imagens e tal! Também acho legal comentários com críticas construtivas, que ajudem a blogueira a deixar o blog cada vez melhor =)

    Beijos
    http://rebecapicker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Muito boa as dicas! A segunda deve muito bem ser seguido, achei super importante. Acho muito ruim ver leitores brigando com blogueiros, e blogueiros brigando com leitores. É muito feio. A educação deveria partir da própria educação. Gentileza gera gentileza. Muito bom o post!

    Adorei o visual do seu blog e nome também!! Abraços. Estou seguindo você!

    mentesvelhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. muito boom! ahahahah

    grrrlontop.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amei o post, muito realista e com dicas bem bacanas para quem esta começando no 'mundo de blogs' (assim como eu).
    Estou seguindo você, viu, Alice?

    Beijos e sorrisos. <3

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post! Ótimas dicas.. Também acho super mal educado da parte de algumas blogueiras responder friamente os comentários...
    Beijos, beijos

    amigadovampiro.blogspot.com

    ResponderExcluir